Página inicial  >Indicada por Lula é eleita para presidir Superior Tribunal Militar
Indicada por Lula é eleita para presidir Superior Tribunal Militar

Indicada por Lula é eleita para presidir Superior Tribunal Militar

Indicada por Lula é eleita para presidir Superior Tribunal Militar

A ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha foi eleita, nesta quinta-feira (5), a nova presidente do Superior Tribunal Militar (STM). A posse está prevista para março, em data ainda a ser definida. Ela ficará no cargo por dois anos, até 2027.

A ministra vai substituir o atual presidente da corte, Francisco Joseli Parente Camelo, que foi eleito para a vice-presidência.

Maria Elizabeth foi indicada para o STM pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2007, durante o segundo mandato do petista.

Ela é a única mulher entre os 15 ministros e é de origem civil. O STM é formado por dez militares e cinco civis.

A votação é secreta, mas costuma haver um rodízio na presidência entre os representantes da Marinha, Exército, Aeronáutica e civil. Seguindo a liturgia, o nome mais antigo é eleito para o cargo. O atual presidente é tenente-brigadeiro da Força Área Brasileira (FAB).

A futura presidente da corte tem uma trajetória marcada pela defesa dos direitos humanos e adotou uma postura crítica em relação à proximidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com a caserna.

Em entrevistas após o 8 de janeiro de 2023, defendeu a responsabilização dos golpistas, inclusive militares, e despolitização das Forças Armadas.

Ela também costuma levantar bandeiras feministas, como a indicação de mais mulheres para os tribunais superiores.

Natural de Belo Horizonte, Maria Elizabeth é casada com um militar, o general de divisão Romeu Costa Ribeiro Bastos. Ela se formou em Direito na PUC Minas e exerceu o cargo de procuradora federal.

No STM, foi vice-presidente no período de 2013-2015, quando assumiu a presidência de forma interina por cerca de nove meses, após a aposentadoria do titular.

Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, eleita presidente do Superior Tribunal Militar (STM) — Foto: Cristiano Mariz/O Globo
Fonte do artigo:lotomania resultados anteriores